TMDQA - Dredg - "the pariah, the parrot, the delusion"

quinta-feira, 10 de junho de 2010






Em 2009 os Californianos da Dredg lançaram o sucessor de “Catch Without Arms” que já havia impressionado com seu Art Rock de extrema beleza e melodia associadas a passagens mais pesadas. “The Pariah, The Parrot, The Delusion” dividiu opiniões por ter ido de encontro a uma sonoridade ainda mais melódica do que os álbuns anteriores, no entanto, a composição do álbum com várias passagens instrumentais realmente impressionou por sua veia artística incomum em muitas bandas atuais.

Lançado em junho de 2009, a versão em Vinil é realmente esplêndida. LP 12” duplo em 180 gramas com capa Gatefold e uma arte gráfica de cair o queixo. Quando abri a embalagem do LP não podia imaginar que os discos seriam tão bonitos assim com uma cor acizentada e texturizada. Os envelopes onde os LPs ficam guardados dentro da capa não são meramente brancos ou sacos plásticos (como era comum de se encontrar em LPs nacionais) e sim envelopes coloridos dando continuidade a arte gráfica. Tudo dentro de um contexto visual muito bem arranjado.

A sonoridade do LP fazem os arquivos em mp3 ou mesmo o audio do CD parecerem inacabados. Detalhes muito mais interessantes aparessem e o som é muito mais “colorido” do que nas mídias digitais.

Na abertura do álbum já fica claro a música é levada realmente como obra de arte pela banda. Arranjos de guitarra, baixo, bateria e piano são temperados com corais infantis e a ótima voz de Gavin Hayes em “Pariah”. Em “Information” (primeiro single do álbum) uma estrutura mais simples e um refrão contagiante fazem qualquer um ficar com a música na cabeça por dias. Há ainda pequenas faixas instrumentais que funcionam como uma espécie de ponte entre as outras músicas, algo que dá uma idéia mais progressiva num álbum de 18 faixas.


O disco, que foi inspirado por um conto de Salman Rushdie chamado “Uma carta para Seis Bilhões de pessoas”, é descrito pelo baixista Drew Roullete como "um album de rock and roll, cheio de jornadas experimentais e viagens excêntricas".

O Dredg conseguiu mesmo colocar em um disco a idéia de uma jornada. E se você quiser correr atrás do LP duplo, com certeza será uma jornda incrível.

Lista de músicas:

Lado A:

01 – Pariah
02 – Drunk Slide
03 – Ireland
04 – Stamp of Origin: Pessimistic

Lado B:

05 – Light Switch
06 – Gathering Pebbles
07 – Information
08 – Stamp of Origin: Oceans Meet Bay

Lado C:

09 – Savior
10 – R U O K
11 – I Don´t Know
12 – Mourning This Morning
13 – Stamp of Origin: Take a Look Around

Lado D:

14 - Long Days and Vague Clues
15 - Cartoon Showroom
16 – Quotes
17 - Down To The Cellar
18 - Stamp Of Origin: Horizon


0 comentários:

Postar um comentário