TMDQA - Alice In Chains - "black gives way to blue"

terça-feira, 8 de junho de 2010


Quem tem mais ou menos 25 anos hoje em dia vivenciou uma das melhores explosões de criatividade musical que ocorreram no mundo: o grunge!

Dezenas de bandas aparecendo na mídia expondo seu material autoral participando de uma espécie de movimento onde a moda era ser único e original. As bandas que sobreviveram à essa época e estão vivas até hoje são poucas, e gostaria de citar as minhas favoritas: Pearl Jam e Alice in Chains!




Pois bem, a grande questão é a que Alice in Chains havia morrido há muitos anos atrás após o lançamento do seu disco auto intitulado e que trazia na capa o inconfundível cachorro de apenas 3 patas e do acústico MTV, logo em seguida. Quando o ex vocalista, Layne Stayle morreu em 2002 a última pá foi colocada sobre o túmulo da Alice. Os fãs tiraram seus cavalinhos da chuva e pararam de apostar no retorno voltando seus olhos apenas para o trabalho solo do guitarrista Jerry Cantrell que sempre lembrou muito o som da Alice In Chains. Provavelmente porque ele sempre foi o principal compositor da banda.

Anos depois todos tiveram um baque com o anúncio da entrada de um novo vocalista, culminando assim num grande retorno da banda que começou logo a compor material novo para mais um disco. Muitos falaram que a alma da banda estava morta mas muitos ainda resolveram aguardar.

Em 2009 “Black Gives Way to Blue” foi lançado batendo forte nos ouvidos de todos aqueles que esperavam anciosos pelos timbres graves e singulares das guitarras e as linhas de voz dobradas que se tornaram características da banda.

Jerry Cantrell, que antes mesmo do hiato da Alice, já dividia com Layne Stayle as linhas de voz, hora cantando a segunda voz, hora cantando a principal, apareceu liderando as musicas do disco.

Canções como “Check My Brain” e “A Look In View” deixaram claro que realmente a Alice estava de volta. A qualidade sonora evidente do album, assim como a arte gráfica e as letras tornam-se um trabalho artístico muito importante para os fãs de boa música. É importante ainda citar a linda “Black Gives Way to Blue” que, com a participação especial de nada menos que Elton John, fecha o disco homenageando Layne Satyle.

Lançado em um luxuoso Vinil duplo transparente (!) de 12” (180 gramas) com capa gatefold e encarte, o pacote ainda nos brinda com a versão do album em CD! Ou seja, a qualidade de som e a praticidade garantidos em uma única compra.



Posso apenas dedicar nota 10 a esse trabalho tão bem desenvolvido em todos os aspectos que faz com que audiófilos como eu possam ficar ultra-felizes com o ato de comprar um disco.

Lista de músicas:

Lado A

01 – All secrets known
02 – Check my brain
03 – Last of my kind

Lado B

04 – Your decision
05 – A Looking in view

Lado C

06 – When the sun Rose again
07 – Acid bubble
08 – Lesson learned

Lado D

09 – Take her out
10 – Private hell
11 – Black gives way to blue





0 comentários:

Postar um comentário